PORTFOLIO

LOGO UseMuseuCláudia Porto é diretora da Use Museu – m(use)u, consultoria de museus que desenvolve projetos colaborativos e digitais, planos museológicos e pesquisas. Produz eventos inovadores que têm museus como tema e realiza projetos de parceria entre museus no Brasil e no exterior. Veja o perfil completo aqui.

Trabalhos recentes:

Painel COMCOL 2016
Painel COMCOL 2016

Organização do painel COMCOL “Copyright, Copyleft e as Coleções de Museus, em parceria com o Instituto Dannemann Siemsen e o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) no Rio de Janeiro. O evento registrou um público de 96 pessoas, entre diretores de museus, representantes da Secretaria Municipal de Cultura e do IBRAM, curadores, museólogos, produtores culturais e artistas. 20 set 2016.

Mediação do painel “Acervos Pessoais que foram Institucionalizados” no Encontro Internacional: Memória e gestão de Acervos:  Arte, Arquitetura e Design, organizado pelo Itaú Cultural em São Paulo. O público incluiu artistas e representantes de instituições GLAM (galerias, bibliotecas, arquivos e museus), pesquisadores e gestores culturais. 25 out 2016.

Site do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro (MHCRJ) – Criação do projeto e coordenação de conteúdo do site do MHCRJ, lançado em 2016. O site apresenta um catálogo com obras do acervo do Museu (desenhos arquitetônicos, artefatos, pinturas, gravuras, esculturas e fotografias, incluindo artistas como Debret, Marc Ferrez e Augusto Malta), traz a história do Museu, inclusive os trabalhos que se realizaram longe do olhar do público durante os anos em que o MHC esteve fechado, o primeiro Estatuto do Museu, datado de 1944, e uma visão do novo Plano Museológico. Traz também informações sobre o parque e uma linha do tempo construída a partir do acervo do museu.
Projeto gráfico e desenvolvimento web: 32 Bits

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nova marca ICOM
Nova marca do ICOM

Divulgação da nova marca do ICOM – Claudia foi uma das 20 blogueiras do mundo a ser convidada para divulgar a nova marca do ICOM – International Council of Museums, globalmente. A marca foi oficialmente lançada durante a Conferência Geral do ICOM em Milão, Italia.

 

Campanha Museus nos Jogos
Campanha online bilingue com o intuito de ajudar a promover a visitação em museus da cidade do Rio de Janeiro durante as Olimpíadas, que contou com a adesão do IBRAM e de vários museus da cidade.

bannerFB-MuseusJogos

bannerfb-museums-games

 

 

 

 

Depoimento – Depoimento sobre os museus do circuito Região Portuária do Rio para o Polissonorum, app da mobCONTENT para smartphone que agrupa mais de 100 depoimentos em áudio sobre a história, cultura e costumes da cidade do Rio de Janeiro, dispostos em um mapa e organizados em roteiros temáticos.
Download no iOS; Download no Android

Seminário COMCOL 2015 – Gestão e Desenvolvimento de Coleções – Idealização e proOpeningdução, em parceria com Maria Helena Oliveira, do seminário que discutiu políticas de acervo e colecionismo do presente no Rio de Janeiro, em 27 de novembro de 2015. Um público de quase 100 pessoas assistiu e debateu os casos apresentados com  a especialista convidada Danielle Kuijten (Heritage Concepting, Amsterdam) e mais 12 instituições brasileiras (IBRAM, Gerência de Museus da Prefeitura do Rio de JaneiroMuseu da Imigração, Instituto Moreira Salles, Museu do Índio, Museu de Arte Brasileira, COC/Fiocruz e outros). Apoio: Oi FuturoInstituto Itaú Cultural, Consulado Geral do Reino dos Países Baixos, Museal e Tuut.
Fotos: Filipa Porto
Visite o site do Seminário COMCOL 2015

Exchange of Method - HospitalExchange of Method – Produção dos encontros do projeto colaborativo “Exchange of Method“, de arte e saúde mental, que reuniu quase 100 instituições, profissionais e artistas do Brasil e da Escócia em visitas de estudo, conversas e palestras durante duas semanas, nos dois países.
Projeto de Artlink e Collective Gallery, com o apoio do British Council. Principais parceiros no Brasil: Centro Municipal de Arte Helio Oiticica, Norte Comum, Museu de Imagens do Inconsciente, Museu Bispo do Rosário.
Foto: Mesa de trabalho no Royal Edinburgh Hospital, na Escócia.

App Sao Cristovao CulturalSão Cristóvão Cultural – Idealização e curadoria do app para a divulgação e a promoção do acervo e da história da Casa da Marquesa de Santos e do bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. A Marquesa de Santos viveu, no século XIX, um longo romance com o Imperador D. Pedro I. O aplicativo traz 100 itens do acervo do museu, fotografias do imóvel neoclássico, timelines que contam a história da Casa e do bairro, um roteiro de lazer e cultura em São Cristóvão, informações sobre os personagens relacionados à casa ao longo do tempo (Barão de Mauá, Visconde de Sapucaí e outros), um quiz e uma atividade interativa que envolve selfies. Projeto gráfico e desenvolvimento do app: 32 Bits.
Abaixo, algumas telas:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cartaz Museums Showoff: Rio 2015Museums Showoff – Co-realização, com o jornalista Luís Marcelo Mendes, do evento Museums Showoff em sua versão brasileira. O evento, criado no Reino Unido e trazido pela dupla para o Rio de Janeiro, compõe-se de apresentações de nove minutos sobre museus e patrimônio. As seis edições realizadas entre 2014 e 2016 reuniram mais de 400 pessoas, entre estudantes, artistas, jornalistas, diretores de museus, museólogos, advogados e professores. Os eventos tiveram o apoio do Oi Futuro Flamengo.
Foto: Convite para o evento de 12 de maio 2015.
Visite o Museums Showoff aqui

 

DrinkingAboutMuseums set 2013#DrinkingaboutMuseums – Produção, juntamente com Luís Marcelo Mendes, do evento que reúne geeks de museus para uma conversa informal sobre o trabalho, desafios, casos de sucesso e fracasso, e as novidades do setor museal ao redor do mundo. O #DAM começou em Boston e Denver (EUA) e daí se espalhou para várias outras cidades. No Brasil, o #DAM já aconteceu no Rio de Janeiro, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo. A frequência varia de uma dezena de pessoas até mais de 70.
Foto: Filipa Porto. #DrinkingaboutMuseums no Oi Futuro do Flamengo, 2014

Timeline “Ensino da Museologia no Rio de Janeiro e Minas Gerais” – Criação e edição do timeline digital, visando contribuir para o estudo e a reflexão sobre o ensino da Museologia no Brasil, bem como divulgar sua história para um público maior. Feito para o Conselho Regional de Museologia 2a. Região (COREM 2R), em parceria com o NUMMUS/Unirio e o DEMUL/UFOP.
Foto: Formatura da classe do Curso de Museus, 1973.
Visite o timeline

E-boMuseologia: Vivências 2015ok “Museologia: Vivências” – Idealização e editoria do livro eletrônico que comemorou os 30 anos da lei de regula
mentação da profissão de museólogo no Brasil. Feito para o Conselho Regional de Museologia 2a. Região (COREM 2R), foi a primeira publicação digital da história do Conselho.
Leia o ebook aqui
Como diretora de conteúdo digital da Calepino e da Mingau Produções, foi idealizadora, editora, redatora e (às vezes) ilustradora de vários sites, apps e multimídias. Na galeria abaixo, a memória destes e de outros trabalhos para a internet:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios