BIO

Palestra no lançamento do livro “Reprograme”, no Museu da Imigração (SP). Cláudia Porto, Marília Bonas e o autor, Luís Marcelo Mendes. Foto: Daniel Quirino, Comunicação Institucional MI
Palestra no Museu da Imigração (SP). Cláudia Porto, Marília Bonas e Luís Marcelo Mendes.
Foto: Daniel Quirino

Cláudia Porto é museóloga da Câmara dos Deputados, trabalhando com as coleções do Congresso Nacional na Coordenação de Preservação de Bens Culturais. É também consultora de museus e desenvolve projetos digitais, planos museológicos e pesquisas. Produz eventos que têm museu como tema e cria projetos de parceria entre instituições de cultura no Brasil e no exterior. Dá palestras e oficinas sobre museus e o mundo digital.

AQUI, ALGUNS TRABALHOS

É membro da direção do Comitê para o Desenvolvimento de Coleções (Committee for Collecting – COMCOL) do ICOM – International Council of Museums (reeleita em 2016), e membro da diretoria do Comitê Brasileiro do ICOM.

É professora no curso de MBA em Gestão de Museus da Universidade Cândido Mendes, na disciplina “Mídia Social em Museus”, consultora do Grupo Wikimedia Brasileiro de Educação e Pesquisa em museus e patrimônio, e consultora associada do Intermuseus.

Entre 2015 e 2016, criou o projeto online do Museu Histórico da Cidade e o aplicativo da Casa da Marquesa de Santos; foi consultora e produtora dos eventos do programa Transform de Museus do British Council: International Museum Academy e Conferência Internacional “Museus para Quê?”.

Foi diretora da Casa da Marquesa de Santos, responsável pela elaboração de seu Plano Museológico, e consultora da Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz para o Projeto de Requalificação do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (NAHM). Foi coordenadora de Artes e Intercâmbio do British Council Brasil, assessora técnica do Museu da República e assessora do Depto. de Escultura do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), entre outros.

Tem especialização em Conservação de Obras de Arte pela Università Internazionale dell’Arte de Florença, MBA em Gestão Empresarial (UFRJ) e especialização em Gestão e Conservação de Acervos das Ciências e da Saúde (Fiocruz).

Coordenou o voluntariado na 23a. Conferência Geral do ICOM no Rio de Janeiro, em 2013, e foi conselheira do Conselho Regional de Museologia – 2a. Região (COREM 2R) por dois mandatos seguidos, reformulando a comunicação digital do COREM.

Foi diretora de comunicação e de projetos de empresas de mídia digital por 15 anos, para clientes como Academia Brasileira de Ciências, Editora José Olympio e America Online. Criou e foi editora do site infantil Mingau Digital, com o qual ganhou três IBest e uma indicação do Prix Moebius como “um dos melhores sites da América do Sul”.

Público do Museums Showoff Rio 2016
Público do Museums Showoff Rio 2016

Juntamente com o jornalista Luís Marcelo Mendes, coordenou de 2013 a 2016 duas iniciativas internacionais no Brasil: o americano #DrinkingaboutMuseums (seis edições no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo) e o britânico Museums Showoff (seis edições no Rio, com o apoio do Oi Futuro).

Depoimentos

Este slideshow necessita de JavaScript.