Claudia Porto é museóloga com vasta experiência como consultora e produtora, tanto no Brasil quanto no exterior. Seus tópicos de interesse são projetos digitais, interpretação de acervos e o papel social dos museus. Faz parte do Conselho Administrativo do ICOM Brasil, do Strategic Plan Standing Committee do ICOM (2016-2022) e coordena, no Brasil, o movimento global #MuseumWeek.
Criou o website do Museu Histórico da Cidade, que conta a história do Rio de Janeiro a partir do acervo da instituição, e o app “São Cristóvão Cultural”, da Casa da Marquesa de Santos. Idealizou o primeiro website de museus do Brasil, para o Museu da República. Alguns anos depois, foi responsável pelo projeto, o conteúdo e as ilustrações do IBGE Teen, website para pré-adolescentes desenvolvido para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Leciona a disciplina Estratégias para Mídias Sociais no MBA Gestão de Museus (Universidade Cândido Mendes e ABCG) no Rio de Janeiro e em São Paulo desde 2016.
Foi consultora e produtora do programa Transform de Museus, do British Council.
Foi diretora da Casa da Marquesa de Santos, responsável pela elaboração de seu Plano Museológico, e consultora da Fiocruz para o Projeto de Requalificação do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (NAHM).
Foi conselheira no Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.
Foi coordenadora de Artes e Intercâmbio do British Council, assessora técnica do Museu da República e assessora do Depto. de Escultura do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio).
Coordenou o voluntariado na 23a. Conferência Geral do ICOM no Rio de Janeiro, em 2013, e foi conselheira do Conselho Regional de Museologia – 2a. Região (COREM 2R) por dois mandatos seguidos, reformulando a comunicação digital do COREM em conjunto com a equipe.
Foi diretora de comunicação e de projetos de empresas de mídia digital por 15 anos, para clientes como Academia Brasileira de Ciências, Editora José Olympio e America Online. Criou o site infantil Mingau Digital, com o qual ganhou três IBest e uma indicação do Prix Moebius como “um dos melhores sites da América do Sul”. Mingau Digital foi o primeiro site brasileiro a disponibilizar a totalidade de seu conteúdo sob licença Creative Commons.
Juntamente com um amigo e parceiro, coordenou de 2013 a 2018 duas iniciativas internacionais no Brasil: o americano #DrinkingaboutMuseums (oito edições no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Florianópolis, São Paulo e Brasília) e o britânico Museums Showoff (seis edições no Rio, com o apoio do Oi Futuro).
Formação
- Museóloga formada pela Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO;
- Pós-graduada em Conservazione delle Opere d’Arte pela Università Internazionale dell’Arte, Florença, Itália;
- Pós-graduada em Gestão e Preservação de Acervos de Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz;
- MBA em Administração de Negócios pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Idiomas
Fluente em inglês. Fala italiano. Lê e entende francês e espanhol.
Depoimentos