Com a pandemia, tanto as várias instituições de memória (museus, bibliotecas etc.) quanto galerias, artistas e produtores culturais de diferentes áreas foram confrontados com a repentina necessidade de mergulharem profundamente nas águas da mídia digital. Boa parte desse esse público ainda se sente inseguro para desenvolver um programa coerente e eficaz de comunicação, educação, divulgação, captação e desenvolvimento de público nas mídias sociais.

Para atender a essa crescente demanda, uma museóloga e uma designer criaram um curso online que oferece a você a experiência de desenvolver um plano estratégico para as mídias sociais desde o início, até o desenvolvimento de um produto. Você aprenderá a montar uma campanha que seja coerente com a missão e os objetivos da instituição (ou do projeto, ou do artista), criativo o suficiente para destacar-se das milhares de outras iniciativas online sobre cultura e lazer, e planejado de forma a alcançar as metas estabelecidas por seus criadores.

O curso aborda, por exemplo

  • técnicas de criatividade
  • marca e design
  • público-alvo e persona
  • características de cada mídia social
  • apps de apoio à criação de cards e videos
  • tom de voz e conteúdo
  • calendário editorial
  • e muito mais, sempre com exemplos do setor cultural.

BENEFÍCIOS

  • Você aprenderá a usar, por exemplo, o Miro (plataforma online de lousa digital e colaboração visual para trabalho em equipe) e o Canva (ferramenta de design)
  • As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis para você assistir
  • Você receberá uma apostila com informações complementares, tais como lista de ferramentas de gestão de redes sociais, repositórios gratuitos de fotos e outros

DATA E HORÁRIOS

  • Previsão de início: você será avisado/avisada tão logo fechemos uma turma de 15 pessoas.
  • Carga horária: 15 horas
  • Dias e horários: segundas e quartas das 19 às 20h30 ou sábados das 9 às 12h
  • R$ 593,00 à vista.
  • Você poderá parcelar em até 12 vezes no cartão.

PÚBLICO-ALVO

Gestores e produtores culturais, museólogos, arquivistas, bibliotecários, artistas, artesãos, pesquisadores e outros profissionais e instituições que precisam compreender como desenhar estratégias e planos de comunicação nas mídias digitais que se sobressaiam e que tenham potencial de obter os resultados desejados.

INSTRUTORAS

Claudia El-moor é designer gráfica, co-fundadora da Eye Design|Consultoria Criativa. Seu estúdio ajuda negócios e instituições a se conectarem com o público ideal usando design e comunicação como ferramentas estratégicas. É apaixonada por comunicação, marketing e design thinking, usando sua habilidade em resolver problemas para apresentar o melhor de cada negócio ao mercado. Estudou Design Gráfico no Brasil e na Itália, e Gestão do Design no Canadá. É autora da identidade visual da 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico e membro da ADG Brasil e Adegraf (associação nacional e regional de design gráfico, respectivamente).

Claudia Porto é museóloga com MBA em Gestão Empresarial (UFRJ). Coordena o festival online global MuseumWeek no Brasil, leciona estratégias de mídia social no MBA Gestão de Museus (UCAM/ABCG) e é consultora de museus em projetos de comunicação digital no Brasil e no exterior. Dirigiu por 10 anos estúdio de conteúdo web com clientes como a Funarte e o IBGE. Concebeu o site do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro e o app São Cristóvão Cultural. Foi Coordenadora de Artes e Intercâmbio do British Council e diretora da Casa da Marquesa de Santos. Hoje, é servidora pública do Congresso Nacional na Secretaria de Relações Internacionais. Com um parceiro, levou para o Oi Futuro a iniciativa de inovação #MuseumsShowoff. É membro do COMCOL – Comitê Internacional do ICOM para o Desenvolvimento de Coleções.

DEIXE SEU NOME NA NOSSA LISTA!