Com a pandemia, tanto as várias instituições de memória quanto os projetos culturais de diferentes gêneros artísticos foram confrontados com a repentina necessidade de mergulharem profundamente nas águas da mídia digital. É fato que um grande número de museus e outras instituições de memória não detêm conhecimento suficiente para desenvolverem um programa coerente e eficaz de comunicação, educação, divulgação, captação e desenvolvimento de público nas mídias sociais. Muitos produtores culturais, artistas e artesãos sentem dificuldade semelhante.

Para atender a essa crescente demanda, uma museóloga e uma designer se uniram para criar um curso virtual que possa dar aos alunos uma visão ampla de um plano de comunicação para as mídias digitais. Um programa que seja coerente com a missão e os objetivos da instituição (ou do projeto, ou do artista), criativo o suficiente para destacar-se das milhares de outras iniciativas online sobre cultura e lazer, e planejado de forma a alcançar as metas estabelecidas por seus criadores.

PÚBLICO-ALVO

Gestores e produtores culturais, museólogos, arquivistas, bibliotecários, artistas, artesãos e outros profissionais e instituições que precisam compreender como desenhar estratégias e planos de comunicação nas mídias digitais que se sobressaiam e que tenham potencial de obter os resultados desejados.

INSTRUTORAS

Claudia El-moor é designer gráfica, co-fundadora da Eye Design|Consultoria Criativa. Seu estúdio ajuda negócios e instituições a se conectarem com o público ideal usando design e comunicação como ferramentas estratégicas. É apaixonada por comunicação, marketing e design thinking, usando sua habilidade em resolver problemas para apresentar o melhor de cada negócio ao mercado. Estudou Design Gráfico no Brasil e na Itália, e Gestão do Design no Canadá. É autora da identidade visual da 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico e membro ativo da ADG Brasil e Adegraf (associação nacional e regional de design gráfico, respectivamente).

Claudia Porto é museóloga com MBA em Gestão Empresarial (UFRJ). Coordena o festival online global MuseumWeek no Brasil, leciona estratégias de mídia social no MBA Gestão de Museus (UCAM/ABCG) e é consultora de museus em projetos de parceria institucional, comunicação digital e mídia social no Brasil e no exterior. Dirigiu por 10 anos estúdio de conteúdo web com clientes como a Funarte e o IBGE. Concebeu o site do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro e o app São Cristóvão Cultural. Foi Coordenadora de Artes e Intercâmbio do British Council e diretora da Casa da Marquesa de Santos. Ao lado de um parceiro, levou para o Oi Futuro a iniciativa de inovação #MuseumsShowoff. É membro do COMCOL – Comitê Internacional do ICOM para o Desenvolvimento de Coleções -, e do Conselho Administrativo do ICOM Brasil. É servidora pública do Congresso Nacional, no Departamento de Preservação Digital.

Saiba mais e inscreva-se!

Deixe um comentário

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s