Desde 2019 faço parte do time de coordenadores da #MuseumWeek, um evento online e offline, de âmbito mundial, que em 2019 registrou mais de 6.000 instituições participantes, de 100 países, gerando 1.8 milhão de engajamentos.
Todos os anos, ao longo de uma semana, museus, associações e instituições de cultura postam intensamente em redes sociais como o Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn. Cada edição da MuseumWeek promove uma causa internacional e gira à volta de sete temas e suas respectivas “hashtags”, que podem mudar de ano para ano. Eis um exemplo:
- #SecretsMW (sobre os bastidores, curiosidades inéditas da instituição, seus acervos e personagens);
- #architectureMW (arquitetura, detalhes e paisagem do entorno do museu);
- #photoMW (selfies, fotos com a família, ou da equipe do museu etc.).
Minha responsabilidade na equipe de 12 gerentes nacionais é a coordenação das ações no Brasil. Outros colegas são responsáveis por China, Rússia, Argentina, Italia, França etc. Nosso trabalho é promover o evento da melhor forma possível estabelecendo parcerias, contatando veículos de comunicação e orientando as instituições partícipes por meio de palestras e material traduzido para o português.
Se o seu museu quer fazer parte da MuseumWeek, a participação é gratuita. Basta postar usando a hashtag do dia e #MuseumWeek. Mas considere também falar comigo. Realizamos sessões online de esclarecimento de dúvidas e publicamos material em português para apoiar as instituições, os profissionais de museus, arquivos, bibliotecas, jardins botânicos, centros de ciências e mais a participarem da melhor forma possível.
Visite o site da MuseumWeek e conheça as hashtags do ano!