Projetos para a web

Durante 15 anos fui diretora de projetos de empresas de conteúdo web. Nesse tempo, criamos o primeiro site de museu brasileiro – o do Museu da República, em 1996 – e desenvolvemos multimídias, CD-ROMs, sites e intranets para clientes como Academia Brasileira de Ciências, IBGE e Editora José Olympio. O site para crianças Mingau Digital – primeiro no país a disponibilizar todo o seu conteúdo sob licença Creative Commons – acompanhou famílias brasileiras por 13 anos e encerrou suas atividades com 4 milhões de pageviews mensais. Quando voltei a trabalhar com museus, usei essa experiência em projetos como o app São Cristóvão Cultural e o website para o Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, mostrados abaixo. Hoje, sou professora do MBA em Gestão de Museus da Universidade Cândido Mendes, na cadeira Estratégia para Mídias Sociais, e coordeno, no Brasil, a campanha global #MuseumWeek.

App “Casa da Marquesa – São Cristóvão Cultural

O museu-casa que leva o nome da amante do imperador D. Pedro I havia sido fechado por decisão da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, que sonhava transformar o imóvel em um Museu da Moda. Como o prédio tinha sido fechado indefinidamente, propus à SEC um projeto para que tanto a casa quanto seu acervo fossem devolvidos ao público por meio digital: um aplicativo que apresentasse as coleções e a história da Casa da Marquesa de Santos e do bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

Conteúdo:

  • 100 itens do acervo, entre vestuário, leques, carnês de baile, iconografia etc.;
  • Imagens do interior do palacete neoclássico, ricamente decorado com estuques, escaiola e pintura mural;
  • Timeline com a história da Casa;
  • Timeline com a história do bairro;
  • Um roteiro de lazer e cultura em São Cristóvão;
  • Informações sobre os personagens relacionados à casa ao longo do tempo, tais como o Barão de Mauá e o Visconde de Sapucaí;
  • Um quiz;
  • Uma atividade interativa em que seu selfie passa a “fazer parte da História.”

Desenvolvido pela 32Bits, o app teve o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e foi disponibilizado pela Apple e na Google Store.

Website do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro

O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro era mais um museu fechado para restauração. Propus à Gerência de Museus da Prefeitura um projeto que reaproximasse o museu de sua cidade, mostrando parte de seu acervo, ao mesmo tempo em que contava, por meio dele, a história da cidade. Fui responsável pela estrutura e pelo conteúdo do site, que foi disponibilizado na internet oito meses depois, graças ao trabalho de equipe dos técnicos do museu (pesquisa e curadoria), da 32Bits (webdesign) e de Gabriela Weeks (produção).

Outros trabalhos

Veja aqui alguns dos vários trabalhos que desenvolvo para a internet desde 1996.

Published by claudiaporto

Technical Advisor at the Secretary of International Affairs, Congress of Brazil MuseumWeek's manager for Brazil Teacher, MBA Museums and Inovation Management (São Paulo) Museums consultant | collections (re)interpretation | social media strategies | international partnership _____________________________ International work: Consultant and producer, Transform Museums Programme, British Council (Brazil) Consultant and producer, Exchange of Methods, Art Link and Collective Gallery (Scotland) Arts & Exchange coordinator, British Council (Brazil) _____________________________ Membership: Proud member of the International ICOM Committee for Collecting (COMCOL) Member of Strategic Plan Standing Committee, ICOM Administrative advisor, ICOM Brazil _____________________________ Innovative work: Developed the first soft power project based on the Chamber of Deputies historical and arts collections (Brazil, 2022) Created the first online museum timeline narrating the history of a city entirely based on GLAM's collections (Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, 2017) Organised the first Wikipedia edit-a-thon for museums (Rio de Janeiro Municipality, 2015) Brought the American initiative #DrinkingaboutMuseums and the British talk series #MuseumsShowoff (6 editions) to Brazil Created the first Brazilian museum website (Museu da República, 1996) I helped promoting Creative Commons in Brazil (from 2009 on) and I advocate for open access collections to this day. _____________________________ Previous works (some of them): Social Media Strategies teacher at the MBA Museum Management (Sao Paulo and Rio de Janeiro, Brazil) Director, House Museum Marquesa de Santos (Rio de Janeiro) Heritage consultant on public development, COC / Fiocruz - Oswaldo Cruz Foundation Technical advisor, Museu da República (Rio de Janeiro) Creative and Projects Content director at Calepino (1997-2014) and Mingau Produções (2014-2017) _____________________________ Education: Management and Preservation of Scientific Collections (Fiocruz, Brazil) MBA in Business Management (UFRJ, Brazil) Post-graduate degree in Conservation of Works of Art (Università Internazionale delI'Arte, Italy) Degree in Museology (UNIRIO, Brazil) _____________________________ As a volunteer: Coordinated the voluntariat projetc for ICOM General Conference in Rio de Janeiro Collaborate with Greenpeace Lecture about the social role of museums and the power of collections Collaborated with WWF Animal protector _____________________________ Hobbies: Reading Drawing Kayak Trekking Horse riding