Meus trabalhos com o COMCOL / ICOM

Publicado por

O COMCOL é o Comitê Internacional do ICOM para o Desenvolvimento de Coleções (Committee for Collecting). Criado em 2011, começou a atuar no Brasil a partir de dois pólos: um no Instituto Ricardo Brennand, em Pernambuco, e um independente, no Rio de Janeiro, coordenado por Claudia Porto.

Na capital fluminense, concebemos e realizamos os eventos abaixo:

2015

Encontro COMCOL MAR a 2015-08-21Criação do grupo de discussão COMCOL Coleções, reunindo gestores culturais e especialistas de instituições do Rio de Janeiro e São Paulo, tais como Museu da Vida, Museu do Índio, Museu Histórico Nacional, Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, Museu Histórico da Cidade, Instituto Moreira Salles e Oi Futuro, Museu de Arte Brasileira e Museu da Imigração, IBRAM e a Escola de Museologia da UNIRIO. Com o grupo, o COMCOL buscou ouvir os profissionais brasileiros para, só então, definir sua pauta de ação no país. O grupo esteve ativo por cerca de dois anos, com mais de 15 participantes.

Organização e Produção do Seminario COMCOL 2015 - Reserve esta data

O Seminário COMCOL 2015 – Gestão e Desenvolvimento de Coleções reuniu 15 instituições brasileiras, dentre elas o Instituto Itaú Cultural, o Museu da Imigração, o Instituto Moreira Salles, o Museu do Índio, o IBRAM, o Instituto Gerchman, o Museu de Arte Brasileira, a Gerência de Museus da Prefeitura do Rio e a Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz para debater políticas de acervo e colecionismo do presente. O programa incluiu palestra e oficina conduzida pela holandesa Danielle Kuijten, da Heritage Concepting.
120 pessoas participaram do evento, que foi gratuito. Apoio: ICOM, Consulado Geral do Reino dos Países Baixos, Oi Futuro e Tuut.

2016

Painel “Copyright, copyleft e as coleções de museus”, em parceria com o Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio (ITS Rio), o IDS – Instituto Dannemann Siemsen e o Latin America IPR SME Helpdesk. Evento gratuito, total de vagas preenchidas (70 lugares). Mais informações aqui: Painel COMCOL

No semestre segunte, foi realizado um curso mais abrangente no mesmo tema. O programa está a seguir:

CursoDannemann2017

2017

Edição de e-book bilíngue “Criando e Implementando Políticas de Acervo e Colecionar o Contemporâneo – Registros do Seminário COMCOL Brasil 2015”. Lançado com festa no Oi Futuro do Flamengo, Rio de Janeiro. Cerca de 110 profissionais de museus, gestores culturais e estudantes de áreas afins.

Mais um curso realizado em parceria com o IDS, “Os reflexos do direito autoral nas atividades dos museus“, foi realizado em 2017. O evento tratou de questões relativas a licenças Creative Commons; direito de imagem, direitos de autor, da personalidade e direito sucessório, que precisam ser cuidadosamente analisadas quando do planejamento de exposições, catálogos, base de dados e divulgação por mídias digitais. O evento, gratuito, foi dirigido a museólogos, colecionadores, artistas visuais, gestores de acervos, produtores culturais, herdeiros de obras e coleções.

O Seminário Internacional COMCOL/CIDOC – Construindo Coleções para o Futuro foi a primeira iniciativa conjunta dos comitês internacionais do ICOM dedicados ao desenvolvimento de coleções (COMCOL) e à documentação de acervos (CIDOC). O evento de dois dias, seguido por um dia de oficinas especializadas, teve como principal objetivo a discussão e a troca de experiências sobre formação e qualificação de acervos em museus e instituições culturais correlatas, abordando questões relativas a políticas e processos de formação, gestão e preservação de coleções. Entre os palestrantes, Alexandre Matos (Portugal), Alied Ottevange, Danielle Kuijten e Arjen Kok (Holanda), Chris Woods e Hanna Hölling (Reino Unido), Jan Behrendt and Monika Hagedorn-Saupe (Alemanha), Rubén Héctor Buitron Picharde (Peru) e 19 especialistas brasileiros, que falaram para um público de cerca de 160 pessoas.

~~~~~~~

COMCOL capa

As ações do COMCOL no Brasil continuam a acontecer.

Clique para:

Fotos: Filipa Porto