Palestra no 3o. Seminário de Política de Acervos, SC

3 Seminario Florianopolis

Minha palestra “Coleções, redes e territórios – desafios para os museus do século XXI“ abriu o 3° Seminário de Política de Acervos – “Paisagens Culturais na constelação de acervos”, que ocorreu nos dias 16 e 17 de maio de 2016 no Centro de Ciências Humanas e da Educação / FAED / UDESC, em Florianópolis (SC).

O tema do evento, “Museus e Paisagens Culturais”, reforçava o papel sociocultural das instituições museais e as convocava a abrir as portas para contextos externos, enfatizando a necessidade da valorização das culturas, do patrimônio, da diversidade paisagística do país bem como das pesquisas realizadas sobre o assunto.

Foto seminario Florianopolis 2016Fiz a palestra representando o Comitê Internacional do ICOM para o Desenvolvimento de Coleções (COMCOL) , de cuja diretoria faço parte. Falei das ações do COMCOL no Brasil e das inúmeras formas pelas quais é possível estabelecer conexões com o território a partir do acervo dos museus. Trouxe vários exemplos inovadores e recentes, sobretudo (mas não só) na área digital, tanto do Brasil quanto do exterior. E falei da importância das ações em rede (profissionais, instituicionais etc.) para o fortalecimento de nossos museus e de seus laços com as comunidades do entorno.

No espaço reservado a perguntas, quis ouvir o público sobre os trabalhos que estavam sendo desenvolvidos em Santa Catarina dentro dessas linhas de interesse. A conversa foi instigante.

DrinkingFlorianopolisAo final do seminário, fizemos o primeiro #DrinkingaboutMuseums de Florianópolis, batizado ali de “Bebendo sobre museus”.

Foi uma experiência inesquecível aprender com o belíssimo trabalho que vem sendo realizado pelos museus, universidades e instituições para o estudo e a conservação do patrimônio cultural e ambiental do estado, ouvir os desafios encontrados e os sucessos alcançados na construção de um diálogo mais vivo e estreito com o público.

Encontrei em Florianópolis um povo gentil, interessado, interessante e acolhedor. Obrigada, Museu Victor Meirelles. E obrigada a todos os colegas do Semiário.

Visite o site do seminário: http://museuvictormeirelles.museus.gov.br/3o-seminario-de-politica-de-acervos/

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s