Follow a Museum Day (dia do “Siga um museu”)

Hoje, 1º de fevereiro, foi o Dia do Siga um Museu, ou Follow a Museum Day, no original em inglês.

followamuseumdayEsta ideia surgiu em 2010 com Jim Richardson, fundador da MuseumNext, uma das maiores conferências da Europa sobre mídia digital para museus, e diretor da Sumo, uma agência criativa (se quiser segui-lo no Twitter, seu perfil é @SumoJim). A partir de então, vem sendo celebrada no Twitter anualmente no mesmo dia, com milhares de seguidores (eu registrei 6.186 seguidores, em 1º de fevereiro de 2016).

A ideia era simples: a maioria dos museus luta para atrair mais de 500 seguidores no Twitter. Como levar mais pessoas a considerar a possibilidade de seguir um museu?

Não temos muitos museus no Twitter no Brasil, mas no exterior há uma grande quantidade deles com perfis no microblog. Seus posts – sobre as coleções, as exposições, o trabalho nos bastidores etc. – podem inspirar nossa vida de várias maneiras. O Twitter também promove um canal direto com os profissionais de museus (por exemplo, os curadores), com quem você consegue debater, muitas vezes em tempo real, sobre a pertinência ou não de uma determinada abordagem curatorial.

Follow a Museum Day é uma espécie de dia dos museus no microblog. Um deles, porque hoje existem várias campanhas promovendo museus (#askacurator e #museumweek são algumas delas). Como os demais, é uma ótima oportunidade para promover o seu museu.

Números

  • Em 2014, participaram da campanha mais de 220 museus, de 27 países.
  • Em 2015, mais de 6.700 tweets foram escritos e enviados à timeline no 1º de fevereiro. Esses tweets chegaram a mais de 25 milhões de usuários do Twitter.

Este ano

Em 2016, a campanha começou em janeiro, com o objetivo de chamar a atenção para os museus participantes e suas exposições. Foram usados os seguintes meios:

  • uma lista atualizada dos museus e suas exposições naquele momento
  • uma página no Pinterest marcando a localização dos museus com pins (alfinetes)
  • uma lista pública »Follow a Museum Day«
  • e o uso consistente da hashtag #followamuseum

Se você trabalha na comunicação de um museu, marque no seu calendário o próximo 1º. de fevereiro. Para participar, você se inscreve, organiza sua estratégia de comunicação na campanha e tuíta muito!

Siga no Twitter – https://twitter.com/followamuseum

Visite o site – #followamuseum

 

Nota: este texto foi adaptado do original em inglês do site Follow a Museum

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s