Lançado o app “Casa da Marquesa de Santos – São Cristóvão Cultural”

Estamos lançando esta semana o app “Casa da Marquesa – São Cristóvão Cultural“. Comecei a trabalhar nessa ideia no ano passado, enquanto estava na direção da Casa da Marquesa de Santos. Com o imóvel e o acervo longe dos olhos do público (já que o edifício estava fechado para restauração), nada mais óbvio do que torná-lo acessível via web, desta forma seguindo uma fórmula que é cada vez mais explorada por museus aqui e no exterior, tais como o San Francisco Museum of Modern Art, de que sou fã há tempos.

O texto que apresenta o aplicativo na loja da Apple dá uma ideia do que você vai poder encontrar lá:

Aplicativo que visa a divulgação e a promoção do acesso ao acervo e à história da Casa da Marquesa de Santos e do bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, onde ela está localizada. A Marquesa de Santos viveu, no século XIX, um longo romance com o Imperador D. Pedro I. O aplicativo traz 100 itens do acervo da Casa, selecionados entre as coleções de vestuário, leques, carnês de baile, iconografia e outros, além de fotografias do interior do imóvel neoclássico, ricamente decorado. Há dois timelines: um sobre a história da Casa e outro sobre a história do bairro. Mais: um roteiro de lazer e cultura em São Cristóvão; informações sobre os personagens relacionados à casa ao longo do tempo (como o Barão de Mauá e o Visconde de Sapucaí); um quiz; e uma atividade interativa em que seu selfie passa a fazer parte da História.

Louvando a equipe que desenvolveu o app: idealização e curadoria de Cláudia Porto (eu mesma), realização da Editora Philae (Gabriela Weeks), projeto gráfico e tecnologia da 32 Bits (Daniel Morena, Bel Campello, Nancy Torres e mais), e uma parceria imprescindível com a equipe da Casa da Marquesa de Santos (diretora Marcia Bibiani e equipe: Michelle Kauffmann, Daniela Ejzykowicz e Thais Pucu).

O aplicativo teve o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e estará disponível na Apple e na Google Store.

Quer saber mais sobre a Casa da Marquesa de Santos? Veja em:

http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/

E os livros de Paulo Rezzuti:

titilia_demonao Domitila

Anúncios