#MuseumWeek – Entrevista com os organizadores

See English version below

Você vê a seguir a entrevista que fiz na semana passada com Benjamin Benita e Mar Dixon, coordenadores da#MuseumWeek 2015.

A #MuseumWeek (vulgo #MW)

Campanha mundial, exclusivamente via Twitter, ocorrida entre 23 e 29 de março de 2015. Contou com a adesão de 2.825 museus e instituições culturais de 77 países. Girou à volta de sete temas, cada um com sua “hashtag“:#secretsMW, #souvenirsMW, #architetecrureMW, #inspirationMW, #familyMW, #favMW e #poseMW. Ao longo da #MW, foram trocados mais de 600.000 tweets,  vistos 237 milhões de vezes. Fui uma das pessoas que ajudou a difundir o evento no Brasil e,  por aqui, tivemos uma expressiva participação, com mais de 60 instituições culturais, de vários estados. Saiba mais sobre a#MuseumWeek aqui.

MN Interview 2 - Mar Dixon - BenjaminA Entrevista

1 – Como e quando começou a #MuseumWeek?

Quando o Twitter France abriu seu escritório em Paris, em 2013, vários museus franceses estavam usando suas plataformas de diversos modos inovadores. Nessa época, Mar Dixon já tinha alcançado expressão na “Twittosfera” com suas iniciativas de temática cultural (#AskACurator etc). Museus franceses pioneiros, como o Musée de Cluny, o Musée du Quai Branly ou o Musée de Boulogne sur Mer tinham lançado o #jourdefermeture (“Bastidores”); Benjamin Benita ainda estava tentando entender o Twitter mas estava estruturando a @citedessciences e o @PalaisDecouvert com um calendário temático semanal (uma hashtag por dia). O Twitter France estudou todas as boas práticas que andavam acontecendo e reuniu 12 grandes museus franceses, propondo-lhes um projeto comum que teria a particularidade de ser a síntese de todos esses usos. Um grupo de trabalho se formou, que constriui e desconstruiu o projeto até que nasceu a primeira edição, a MuseumWeek 2014! A MuseumWeek vem de um grupo, não conseguiria jamais existir sem todas as pessoas que se envolveram com sua criação.

Assim, lançamos a Semana dos Museus (“Semaine des Musées“, em francês) em março de 2014 com 12 museus. Em três semanas, o projeto viralizou e reuniu 630 instituições, a maioria europeia. Foi um choque para nós! De repente, vimos 350 museus britânicos entrando no movimento, por pura mágica! E a mágica tinha um nome, Mar Dixon, somos “parceiros no crime” desde então. O evento adotou, a partir daí, o nome inglês [mais internacional] de “MuseumWeek”.

2 – Por que a #MW é importante?

É importante porque o evento foi uma forma bem-sucedida de coligar toda uma comunidade internacional em torno do tema do comprometimento com os museus e a cultura. Poderíamos substituir “comprometimento” por “amor”. Eventos tristes ocorridos recentemente nos mostraram que os museus podem ser postos em risco. Nós acreditamos firmemente que museus são essenciais para o desenvolvimento de nossas sociedades. Eles são parte do nosso sistema educacional.

3 – Vocês sabem de parcerias que realmente começaram a partir dos tweets da #MW?

Essas perguntas são sempre difíceis de responder, tendo em vista a escala enorme do MuseumWeek. Destacamos as 83 battles espontâneas que foram criadas associadas à hashtag #MuseumWeek, bem como a iniciativa #WeLoveScience. [NOTA: Várias hashtags apareceram de forma espontânea durante a #MW. A #WeLoveScience reuniu 300 centros científicos a partir da @Universcience; a #BattleRoof incentivava a publicação de tetos e telhados]

4- Alguma grande surpresa nos resultados da #MW este ano?

O número de participantes, a variedade de áreas que eles representavam e algumas instituições minúsculas que também entraram na festa.

5 – O que acontece agora?

Amamos tanto essa comunidade que se formou que a estamos mantendo viva! A conta oficial no Twitter continua a publicar conteúdo, assim como o website (no momento, com entrevistas). E já estamos planejando a MuseumWeek 2016, então fiquem de olho nesse espaço!

 

Quem é Quem

Benjamin Benita (Universcience) é o coordenador internacional da #MuseumWeek

Mar Dixon é especialista em desenvolvimento de público e mídia social, fundadora de vários projetos ligados a museus, como o MuseoMix UKMuseum CampTeens in Museums.

Contatos:

decorative-line-Download-Royalty-free-Vector-File-EPS-2302

 

Interview with the #MuseumWeek organizers, Benjamin Benita and Mar Dixon. Click here to find more about the #MuseumWeek.

1 – How and when did #MW started?

When Twitter France opened their Parisian offices in 2013, several French museums were using their platform in various innovative ways and Mar Dixon was already rocking the Twittosphere with its CultureThemes initiatives (#AskACurator, etc).  French pioneers like the Musée de Cluny, the Musée du Quai Branly or the Musée de Boulogne sur Mer had launched #jourdefermeture (Behind the scenes); Benjamin Benita was late in the understanding of Twitter but he was structuring @citedessciences and @PalaisDecouvert with a weekly thematic calendar (1 hashtag per day). Twitter France observed all these best practices and gathered 12 big French museums in order to propose a common project that had the particularity to be a synthesis of all these usages. A bunch of community managers took the proposition and worked on it, kept and destroyed it until the MuseumWeek 2014 were born! The MuseumWeek comes from a group, it could never have exist without all these people.

So we launched the Semaine des Musées in March 2014 and with twelve museums. Within 3 weeks, the project went viral and gathered 630 institutions, mainly Europeans, that was a shock for us! We suddenly saw 350 UK’s museums joining the movement by magic ! And this magic had a name, Mar Dixon, we are partner in crime since then! We changed the name for MuseumWeek.

2- Why is it important?

It is important because this event has successfully federate an entire worldwide community around the theme of the commitment to museums, commitment to Culture. By commitment, we could also say “love”. Recent sad events showed us that museums can be endangered and we deeply think that they are essential for the development of our societies, they are part of our educational systems.

3- Do you know of any partnership between museums that really started with #MW tweets?

These questions are always hard to respond to due to the vast scale of MuseumWeek but one thing that stands out is the 83 spontaneous “Battles” that were created and the #WeLoveScience initiative.

4- Any big surprises regarding #MW results this year?

The number of participants, the variety of fields that they represent and some very little structure that came to party.

5- What happens now?

We so much love this community that we are keeping it alive! The official Twitter account continues to publish contents so the website does (for now with interviews).  We’re also already planning MuseumWeek 2016 so watch this space!

 

Who is Who

  • Benjamin Benita (Universcience), International Coordinator of #MuseumWeek 2015
  • Mar Dixon, audience development and social media specialist, founder of several projects such as MuseoMix UK, Museum Camp and Teens in Museums.

 

Contacts:

Anúncios