IBRAM lança pesquisa de público de museu

Contagem de Público IBRAMO Ibram – Instituto Brasileiro de Museus está se movimentando para conseguir que, nacionalmente, tenhamos mais informações sobre o público que frequenta os museus brasileiros.

Pesquisa de público não é, surpreendentemente, realizada por default nas nossas instituições. Embora haja exceções, a maior parte dos museus não faz nem mesmo o dever de casa quantitativo – que dirá, o qualitativo.

Por isso, apesar da celeuma que anda causando no mundo da Museologia, o projeto “Museus&Público: Contagem“, do IBRAM, é importante.

Ele começa com uma pesquisa: os museus devem preencher o Formulário de Visitação Anual até o dia 30 de abril de 2015. É um formulário muito simples: pede o total de visitantes no ano referência e a técnica de contagem de público utilizada, além algumas informações sobre a instituição e o responsável pelo preenchimento. É pouquíssimo, frente a pesquisas de público quantitativas e qualitativas, com dados cruzados e análises complexas, realizadas por museus como o MoMA. Mas é um primeiro passo e, por isso mesmo, muito válido.

A página do IBRAM que apresenta o projeto destaca: “Previstos pelo do Decreto 8.124/2013, a coleta e o envio ao Ibram de dados anuais sobre visitação são considerados estratégicos para o desenvolvimento do setor de museus. Mais do que aferir o fluxo de visitação, a contagem de público pode indicar a necessidade de adequação dos serviços oferecidos e a ampliação da ação educativa, entre outras possibilidades. A contagem de público é também essencial para o acompanhamento e o monitoramento de diretrizes, estratégias, ações e metas estabelecidas em políticas públicas, como as que constam no Plano Nacional de Cultura, Estatuto dos Museus e Plano Nacional Setorial de Museus.”

O link para o formulário de visitação anual e mais informações estão disponíveis aqui, na página do IBRAM. Abaixo, as peças publicitárias do projeto “Museus&Público: Contagem“:

Folheto 1 IBRAM

Folheto 2 IBRAM

Folheto 3 IBRAM

Folheto 4 IBRAM

Anúncios