Conselho de Museologia lança e-book pelos 30 anos de regulamentação da profissão

Capa do e-book COREMPublicamos hoje, pelo Conselho Regional de Museologia 2a. Região – COREM 2R, o e-book “Museologia: Vivências”, em comemoração aos 30 anos da Lei de regulamentação da profissão de museólogo no Brasil.

O livro digital, organizado por esta que vos fala, tem 30 depoimentos de museólogos da região de atuação do Conselho – Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Entre os convidados, estão alguns dos vários profissionais que se destacam – ou se destacaram – no desenvolvimento da profissão, tais como Magaly Cabral, Mário Chagas, Mariana Varzea e Tereza Scheiner. Escreveram também jovens museólogos que, formados há pouco, já começam a interferir positivamente no futuro da Museologia e dos museus no país.

Esta é a primeira edição do e-book, e também a primeira publicação digital da história do Conselho. No final de 2015, uma nova leva de museólogos se juntará a este grupo, na 2ª. edição do “Museologia: Vivências”.

A publicação estará disponível gratuitamente em versão flip (com animação de virada de página) e para download em pdf., nos endereços abaixo.

Com esta ação, o Conselho celebra os 30 anos de regulamentação visando a reavivar memórias e, sobretudo, a inspirar as vidas e as lutas de estudantes e profissionais de Museologia em todo o Brasil.

Para acessar o e-book:

O COREM 2R

O COREM 2ª Região é um órgão de registro profissional e de fiscalização do exercício da profissão de museólogo. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Museologia foram criados pela Lei n° 7.287 de 18/12/84 e regulamentados pelo Decreto n° 91.775 de 15/10/85. Constituem uma autarquia federal.

A Lei

A lei nº 7.287, de 1984, dispõe sobre a regulamentação da profissão e o desempenho das atividades de museólogo. Ela pode ser encontrada no site do Conselho, aqui: https://corem2r.wordpress.com/o-museologo/a-profissao/

Mais informações sobre o COREM 2R: corem2r.wordpress.com/

Anúncios