Petição contra fechamento do Museu da Maré

O Museu da Maré, um dos cases de sucesso mais singulares da história dos museus brasileiros, está sob risco de fechar.

Você pode entender melhor o que está ocorrendo nesta notícia de hoje de O Globo:
http://oglobo.globo.com/cultura/ameacado-de-despejo-museu-da-mare-mobiliza-comunidade-14000424 .

Se quiser se engajar na luta do museu para ficar onde está, pode divulgar esta notícia (use a hashtag #SOSMUSEUDAMARE) e pode assinar a petição online (veja o link abaixo) que está correndo as redes sociais, mas que, no momento, ainda conta muito poucas assinaturas.

O texto que justifica a petição, editado, vai abaixo. Se quiser lê-lo todo, basta acessar o link da Avaaz, acima.

OS MUSEU DA MARÉ

O Museu da Maré, inaugurado em maio de 2006, é uma experiência museológica inovadora e criativa, que empodera as memórias da favela. Em poucos anos, tornou-se referência nacional e internacional no trabalho com o poder da memória e do patrimônio (…).

Entre [as atividades do museu] destacam-se o projeto de artesanato Marias da Maré, a contação de histórias, as visitas escolares mediadas, as práticas de estímulo à leitura, as exposições, as oficinas culturais, incluindo música, dança e teatro; desenvolve, ainda, diversos projetos em parceria com universidades e instituições de fomento, como, por exemplo, UNIRIO, UERJ, UFRJ, FIOCRUZ, PUC, IPHAN, IBRAM, FAPERJ, onde se inclui o Programa “Jovens Talentos”, responsável pela formação de jovens mediadores para exposições.

(…) Atualmente, esta prática social está ameaçada. A Companhia Libra de Navegação emitiu uma notificação formal e estabeleceu um prazo de 90 dias (a contar a partir de 05 de setembro de 2014) para a desocupação dos dois galpões situados na Avenida Guilherme Maxwell, 26 – na favela da Maré (Bonsucesso) e que há dez anos estavam cedidos em comodato para o Museu que, em 2006, recebeu do Ministério da Cultura, a sua maior distinção, ou seja, a Medalha da Ordem do Mérito Cultural.

A notificação de despejo significa, a rigor, uma grande ameaça de extinção do Museu. Por isso, nós, amigos e admiradores do Museu da Maré e de processos culturais de caráter popular e inovador, (…) vamos nos mobilizar e defender o Museu (…). Assim, assinamos esta petição para que o Ministério da Cultura, bem como o governo do Estado do Rio de Janeiro e o governo do Município do Rio de Janeiro, criem condições efetivas para a manutenção e o fortalecimento do Museu da Maré, incluindo a imediata desapropriação dos dois referidos galpões e sua transferência para o Museu da Maré. Esse é passo mais urgente: a manutenção dos prédios para a continuidade do funcionamento do Museu. Não podemos deixar esta importante instituição ser ameaçada! Precisamos do apoio de todos para a garantia de permanência do Museu da Maré.

 

Fonte da foto: site do Museu da Maré

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s