Museus e Verdade – novo livro é leitura obrigatória

41NrywzmmHL._BO2,204,203,200_PIsitb-sticker-arrow-click,TopRight,35,-76_AA300_SH20_OU01_O Comitê Internacional para Museus de Etnografia (ICME), do ICOM, anunciou o lançamento do livro “Museus e Verdade” (Museums and Truth), editado por Annette B. Fromm, Viv Golding (que veio à Conferência Geral do ICOM no Rio em 2013, a convite do CECA e com apoio do British Council) e Per B. Rekdal.

O livro me parece uma das mais empolgantes publicações na área da museologia dos últimos anos. Leitura obrigatória para todos os que estão cursando Museologia ou que trabalham com museus no Brasil – país em que o assunto dos museus nacionais (e regionais, e municipais) e as discussões das comissões da verdade dizem e calam tanto.

Trata-se de uma coleção de artigos de gente como a própria Dra. Viv Golding, Klas Grinell, Marie-Paule Jungblut, Mario Buletic, Ann Siri Hegseth Garberg e vários outros nomes importantes da museologia mundial.

Museus são normalmente vistos como espaços para a preservação de apresentações autorizadas da realidade, baseadas em um conhecimento profissional e sério. Mas são poucos os museusm que realmente problematizam suas escolhas curatoriais e discutem suas prioridades com seus públicos. Eles não perguntam “quais são as outras verdades deste assunto”?

Os ensaios do livro “Museums and Truth” evidenciam as verdades contestadas, a ausência de verdades dos menos privilegiados, se uma verdade é mais merecedora do que a ooutra, e se verdades “menores” podem diluir os valores das grandes verdades.

Um dos artigos deixa os mais novos escolherem qual a verdade mais provável ou justa, enquanto outro texto fala de uma exposição em que o público precisa escolher qual a verdade com que se identifica, antes de entrar na sala: uma mostra como uma mudança política dá uma nova oportunidade para que finalmente sejam restaurados, no presente, os valores do passado; outra, descreve a tarefa altamente perigosa de criar museus e memoriais visando para as verdades dos oprimidos. Por fim, uma investiga se vivemos em uma época em que as fontes para verdades autorizadas são fragmentadas e questionadas, e pergunta: quais seriam as consequências para os museus?

Mais informações sobre o livro:

http://www.cambridgescholars.com/museums-and-truth-10

Para comprar o livro pela Amazon (em inglês):

http://www.amazon.com/Museums-Truth-Annette-B-Fromm/dp/1443854492

Anúncios