British Council traz delegação de museus para visitas em SP, RJ e MG

Uma delegação de diretores e profissionais de museus do Reino Unido desembarcará no Brasil, no dia 28 de outubro, para conhecer museus e instituições culturais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A visita de estudos é promovida pelo British Council, através do programa de artes, Transform, idealizado para conectar produtores, artistas, autoridades e organizações de artes do Brasil e do Reino Unido. O grupo passará pelo Museu do Futebol e pela Pinacoteca, em São Paulo, pelo MAR e pelo Museu Histórico Nacional, no Rio, e pelo Instituto Inhotim e Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Minas, entre outros museus dos três estados.

Tenho o prazer de estar trabalhando neste evento, como produtora associada para o Programa Transform de Museus.

A visita dos profissionais britânicos faz parte do Programa Transform de Museus, que promove intercâmbio de experiências para formação de novas competências na área museológica no Brasil e Reino Unido. O objetivo é facilitar a troca de metodologia entre instituições brasileiras e britânicas e entre profissionais da área.

“Esta é a terceira viagem de estudos do Programa Transform de Museus, e a primeira a ser realizada no Brasil.”, diz Lucimara Letelier, Diretora Adjunta de Artes do British Council. “Será uma oportunidade para os britânicos conhecerem de perto os museus brasileiros e desenvolverem juntos projetos a longo prazo. Estamos contentes com a diversidade deste grupo, que vem de várias partes do Reino Unido e representa tipologias diferentes de museus como o museu de cidade (Museum of London), de história natural (Natural History Museum, da Universidade de Oxford) e de esportes (Scottish Football Museum).”

A delegação trará representantes de museus como Museum of London, Wrexham Museum, Scottish Football Museum, Leeds Museums and Galleries, Oxford University Museum of Natural History/Aspire, Manchester City Art Gallery, York Museum Trust e Horniman Museum, e será acompanhada pelo diretor da área de museus do Arts Council England.

Com duração de 2012 a 2016, o programa é desenvolvido a partir de três eixos de atuação e explora o tema de Políticas Públicas, propondo um debate para falar sobre os assuntos mais relevantes para os dois países, em seus respectivos contextos. Profissionais do governo das esferas municipal, estadual e federal são convidados a trocar práticas e metodologias comuns com os órgãos de governo britânicos que resultem em políticas públicas inovadoras para o setor museológico. A análise é feita a partir de indicadores de desempenho, pesquisas, programas de capacitação profissional e sistemas de fortalecimento institucional dos museus.

Os outros dois eixos – Intercâmbio entre Museus e Universidades – promovem a troca entre diretores e profissionais de museus brasileiros e britânicos para colaborarem em capacitação de suas equipes, internacionalização, programas de residência técnica e artística, itinerância de exposições, desenvolvimento de conteúdos e programação. A área acadêmica é assistida pelo programa, com o intercâmbio entre universidades para identificação de áreas de pesquisa comuns, intercâmbio de professores e estudantes com projetos de relevância para o Brasil e Reino Unido.

Instituições a serem visitadas:

  • São Paulo – Museu do Futebol, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu Afro Brasil, Catavento Cultural e Secretaria de Estado da Cultura.
  • Rio de Janeiro Museu de Arte do Rio-MAR, Fundação Roberto Marinho, Museu Histórico Nacional, Museu da República, Oi Futuro, Centro Cultural Banco do Brasil-CCBB, Museu da Maré e Secretaria de Estado da Cultura.
  • Minas Gerais Circuito Cultural Praça da Liberdade, Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais Vale, Instituto Inhotim e Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB.

Sobre o Transform

O Transform é um programa de artes do British Council, com duração de quatro anos, idealizado para conectar produtores, artistas, autoridades e as principais organizações de artes do Brasil e do Reino Unido, buscando fortalecer os laços entre estes profissionais e instituições de ambos os países para resultados de longo prazo – www.britishcouncil.org.br/transform

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em 223 cidades e 109 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.

Press-release A4 Comunicação

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s