British Council apoia conferência internacional do ICOM

Programa de Museus da instituição traz ao Rio de Janeiro quatro nomes relevantes da museologia britânica para palestras e workshop

ICOM RIO 2013 23O British Council, por meio do Programa Transform de Museus — intercâmbio de experiências para formação de novas competências na área de museologia entre o Brasil e o Reino Unido, de 2012 a 2016 —, traz quatro especialistas britânicos para debater questões contemporâneas e relevantes durante a 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Entre os dias 10 e 17 de agosto na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o encontro conta com a participação de mais de 2 mil profissionais, incluindo Viv Golding e Richard Sandell, ambos da Universidade de Leicester; Laurence Sillar, curador do The Baltic Centre for Contemporary Art (BALTIC); e David Fleming, diretor dos Museus Nacionais de Liverpool.

O tema da conferência é “Museu (Memória + Criatividade) = Mudança Social” e, a partir deste contexto, o British Council apoia quatro comitês internacionais com palestras e workshop. Pelo CECA – Comitê Internacional para Educação e Ações Culturais, Viv Golding ministrará a palestra “Memória e Esquecimento: Aprendizado e Criatividade na Fronteira dos Museus”.  Richard Sandell fala sobre a relação entre os museus e a transformação da cidade pelo CAMOC – Comitê Internacional para Museus de Cidade. O Programa Transform de Museus apoia ainda o INTERCOM – Comitê Internacional de Administração e a realização da oficina “Museus, Justiça Social e Direitos Humanos”, com David Fleming, no Oi Futuro em 16 de agosto, além do CIMAM – Comitê Internacional de Museus e Coleções de Arte Moderna, que contará com a participação de Laurence Sillars em sua delegação.

Para reforçar o intercâmbio com os museus brasileiros a partir da presença britânica, o British Council proporcionou também duas bolsas para participação no ICOM. Virão à Conferência Capucine Perrot, curadora assistente de Arte Contemporânea e Performance da Tate Modern, e Dana Andrew, coordenadora sênior de exposições do Victoria and Albert Museum. A seleção foi realizada pelo British Council e pelo ICOM no Reino Unido.

“O British Council é parceiro do ICOM como parte do Programa Transform de Museus porque acreditamos que o intercâmbio internacional entre museus fortalece as instituições e os profissionais de museus com oportunidades de aprendizado mútuo sobre as experiências de outros países e as especificidades do Brasil. Escolhemos apoiar as áreas de educação, administração e relações com a cidade, que também são prioridades para o projeto”, afirma Lucimara Letelier, diretora assistente de Artes do British Council.

Programa Transform de Museus

O projeto tem por objetivo criar impacto positivo no desenvolvimento dos museus e na criação de políticas públicas no Brasil e no Reino Unido. “O Programa de Museus, como um dos projetos do Transform,  é um trabalho de longo prazo que visa não só possibilitar que os brasileiros aprendam com a experiência britânica, mas também que os britânicos aprendam com a experiência brasileira, sobretudo em áreas de inovação e especificidade como a museologia social”, explica Lucimara.

Neste contexto, o programa se desenvolve a partir de três eixos de atuação principais: Políticas Públicas, Museus e Universidades. O primeiro deles visa promover o intercâmbio de práticas e metodologias inovadoras para o setor museológico a partir de indicadores de desempenho, pesquisas, programas de capacitação profissional e sistemas  de fortalecimento dos museus entre profissionais dos governos municipal, estadual e federal.

Há também a troca de expertise entre diretores e profissionais de museus brasileiros com britânicos para colaborarem em capacitação de suas equipes, internacionalização, programas de residência técnica e artística, itinerância de exposições, desenvolvimento de conteúdos e programação.

Em relação às universidades, o British Council proporciona o intercâmbio para identificação de áreas de pesquisa comuns e a geração de conhecimento, desenvolvimento de novas metodologias e formação de multiplicadores entre professores e estudantes com projetos de relevância para o Brasil e Reino Unido.

SOBRE A CONFERÊNCIA DO ICOM 2013

Durante oito dias, de 10 a 17 de agosto, acontece a 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Sob o tema “Memória + Criatividade = Mudança Social”, o evento incentiva a apresentação das inúmeras ideias e experiências pautadas na criatividade que tem valorizado o patrimônio cultural. Na ocasião, estarão reunidos no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes, os 31 comitês internacionais da instituição — o que representa mais de 100 países —, para uma série de encontros que debaterão os rumos da museologia no país e no mundo como o intercâmbio entre museus, a difusão de conhecimentos, a participação qualificada do público, a formação nos mais diversos níveis da área, a atualização de padrões profissionais, o combate ao tráfico ilícito de bens culturais e a preservação do patrimônio mundial. A Conferência Geral do ICOM acontece a cada três anos.

SOBRE O TRANSFORM

O Transform é um programa de artes do British Council de 2012 a 2016, que conecta produtores, artistas, autoridades e as organizações de artes do Brasil e Reino Unido, fortalecendo os laços entre profissionais e instituições de ambos os países para resultados em longo prazo. O programa se iniciou na UK Brazil Season, de setembro de 2012 a abril de 2013, com uma mostra da excelência artística com compromisso de aprendizagem e colaboração entre as nações. O Transform atua em parceria para a cocriação, apoio e desenvolvimento de projetos em seis áreas: artes visuais e museus, cinema, música, economia criativa, literatura, dança e teatro, sempre buscando mudanças sociais, acesso e oportunidades, impacto econômico e formação de novas capacidades. Informações no www.britishcouncil.org.br/transform.

 SOBRE O BRITISH COUNCIL

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: educação, língua inglesa, artes, esportes e exames. A organização está presente em 223 cidades e 109 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br. 

SERVIÇO

23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM)
De 10 a 17 de agosto de 2013, das 9h às 17h30
Cidade das Artes (Trevo das Palmeiras, Barra da Tijuca)
Inscrições por meio do site www.icomrio2013.org.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s