Precisamos urgente de um Museums Showoff

Science Show offs_V2Museums Showoff é uma iniciativa britânica cujo slogan é “share ideas and enthusiasm FAST and LOUD” (ou “Compartilhe ideias e entusiasmo rápido e bem alto”, numa tradução livre) . É mais uma boa ideia que anda circulando lá fora com o objetivo de sacudir o mundo dos museus, que volta e meia ainda obedece a ideias bem vetustas.

O evento é “irmão” do Science Showoff, de quem tirou a ideia e o formato. Mas, ao invés de cientistas, coloca no palco pessoas que trabalham, estudam ou, simplesmente, estão interessadas em museus, bibliotecas e coleções.

Nos dias de evento, o microfone está aberto para curadores, conservadores, bibliotecários, educadores, arqueólogos, desenvolvedores multemídia, museólogos, visitantes, teóricos ou qualquer um que queira abordar um tema relacionado a coleções de museus e bibliotecas.

O evento é bimestral e acontece no pub “The Black Heart“, em Camden, Londres. Às vezes, também são organizados encontros em outras cidades da Grã-Bretanha.

Como funciona

A cada Museum Showoff, é aberta na internet uma lista, na qual as pessoas se inscrevem para falar. As primeiras cinco pessoas têm garantidos nove minutos cada para fazerem o que bem entenderem no palco, desde que a performance tenha ligação com museus ou bibliotecas. Os organizadores convidam mais cinco palestrantes, que têm igualmente nove minutos para se apresentar.

Duas pessoas ficam numa lista de espera, caso algum dos dez inscritos tenha um imprevisto. Quem se inscreve não pode voltar a se inscrever por um período de 12 meses (o que ajuda a renovação de ideias).

O que acontece

Às 19h30, o Showoff começa. Depois da abertura oficial, têm início as palestras, divididas em blocos de uma hora cada. Cada inscrito pode:

  • falar de novas aquisições para o acervo
  • descrever o objeto mais estranho da coleção
  • falar de sua pesquisa atual
  • discutir sua ideia para uma próxima exposição
  • dizer o que o museu tal deveria estar colecionando e por quê
  • apresentar novas ideias digitais
  • passar um filme
  • encenar um sketch de comédia
  • ler seu mais novo poema
  • ou qualquer outra coisa!

Entre as falas, fazem-se 20 minutos de pausa, em que interações, discussões, cerveja, planos e parcerias são mais do que bem-vindos.

Não há dinheiro envolvido no evento. A organização coleta uma doação sugerida de £5 de cada pessoa presente, seja público ou palestrante. O dinheiro vai para uma organização beneficente, escolhida a cada mês.

No Brasil…

…precisamos urgentemente de ideias assim, que misturam num mesmo dia e palco museólogos, público, geeks e quaisquer outros apaixonados, apresentando ideias igualmente apaixonadas de modo muito rápido, muito descontraído e plural.

Já temos muitos eventos em que museólogos falam para museólogos. Em que acadêmicos falam para acadêmicos. Nós dizemos que somos uma grande democracia. Mas temos muito que aprender com a deliciosa baderna organizada que outros povos têm a oferecer.

Mais detalhes sobre o evento? Visite: Museums Showoff

Anúncios