Envie seu texto para a 23a. Conferência do ICOM

fronta

O Comitê Internacional para Incentivar as Coleções (COMCOL – International Committee for Collecting), do ICOM – International Council of Museums, está recebendo textos para seu encontro anual, que se realizará entre os dias 12 e 15 de agosto, durante a 23a. Conferência Geral do ICOM.

A 23a. Conferência acontecerá na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e terá, como tema geral, “Museums {memory + creativity = social change}“.

A Conferência Anual do COMCOL ocorrerá do 12 ao 15 de agosto, e discutirá o tema “The (Re)interpretation and (Re)usages of (Older) Collections and their Value for Contemporary Society“.

O COMCOL organizará sessões de grupos de trabalho e uma oficina no Museu da Maré. Haverá também uma sessão conjunta com os comitês internacionais ICME e ICMAH.

Os textos para o encontro do COMCOL deverão se concentrar na (re)interpretação e no (re)uso de coleções antigas, discutindo seu valor para a sociedade contemporânea. São particularmente bem-vindos os textos que tencionarem dar um passo além do tradicional, sobretudo os que lancem mão de vocabulários de diferentes disciplinas, de modo a incentivar novas sinergias e possibilidades.

Regras para o envio
Os resumos devem ser remetidos para leontine.meijer-vanmensch@ahk.nl até 15 de abril de 2013.

Você pode enviar o resumo como anexo, mas, por favor, inclua-o também no corpo do email.

Você deve enviar:

  • o título do texto que será enviado e a indicação de se ele é voltado para a sessão separada ou para uma das sessões conjuntas
  • nome do(s) autor(es)
  • afiliação(ões) & endereço(s) completo(s)
  • o resumo, em inglês (entre 250 e 300 palavras)
  • equipamento necessário para a apresentação

Mais sobre o COMCOL:

O COMCOL tem a responsabilidade de aprofundar as discussões e difundir os conhecimentos práticos, teóricos e étnicos relativos ao desenvolvimento das ideias e das experiências sobre as coleções materiais e imateriais. O Comitê se interessa pelas políticas de coleções, de alienação e de restituição de bens culturais, e deseja promover práticas exemplares. O objetivo do COMCOL é incentivar a cooperação para além das fronteiras, fomentar a inovação museal e apoiar os profissionais de museus em sua missão de desenvolvimento das coleções.

Visite o site.

Mais sobre a Conferência Geral do ICOM no Rio de Janeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s