Dê sua opinião: como deve ser a educação em museus?

O IBRAM está pedindo a participação de todos nos fóruns de discussão do Programa Nacional de Educação Museal. Se você não participa, não dá para, depois, ficar dizendo que os museus têm programas educativos descasados com o mundo contemporâneo, ou que ela é chata, ou que cai na mesmice.

Há museus com um ótimo programa educativo. Assim como há museus que só entendem “educativo” como algo voltado para crianças.

Esta oportunidade de troca, trazida pelos fóruns online, é única na história dos museus brasileiros. Vamos aproveitar. Visitem, opinem. E ajudem a formar uma política inteligente, proativa e participativa para a educação museal!

Abaixo, o apelo do IBRAM:

“O Blog do PNEM continua a todo vapor! Já contamos com 312 usuários cadastrados, 248 comentários foram feitos nos Fóruns Temáticos e pessoas de todos os estados do Brasil têm visitado o Blog. Mas para que possamos melhor refletir a diversidade de opiniões e experiências, sua contribuição é fundamental!”

“Grupos de Trabalho

Cada fórum de discussão é um Grupo de Trabalho com um assunto diferente. Lá você encontra diversas propostas, cada uma é um tópico, no qual você pode sugerir mudanças, problematizar, acrescentar… E caso queira contribuir com algum tema que ainda não tenha sido tratado, você mesmo pode abrir um novo tópico!”

“Veja o que está rolando em alguns GTs:

“Uma das discussões do GT de Museus e Comunidade é sobre a necessidade de haver mais Encontros e Atividades culturais realizados através dos museus, visando ampliar e fortalecer a participação comunitária. Ao lado deste debate, em nosso GT também há um tópico específico sobre ações educativas e a autogestão da memória pelas comunidades.
Passe lá no Blog do PNEM, entre no GT Museus e Comunidades e participe você também desta construção coletiva!” Diego Luiz Vivian (Coordenador do GT).”

“No GT de Sustentabilidade a discussão mais presente partiu da ampliação do conceito de Sustentabilidade para além da questão ambiental, com a pergunta sobre como garantir a sustentabilidade financeira dos serviços educativos das instituições museais, levando-se em conta os aspectos ambientais, sociais e culturais, sem abrirmos mão do dever do Estado de subsidiar a cultura”. Girlene Chagas Bulhões (Coordenadora do GT).”

“No GT de Estudos e Pesquisas estamos discutindo questões relevantes como a produção de conhecimento nos museus, o lugar dos museus no fazer científico e também de que modo podemos pesquisar adequadamente o público e o “não-público” dessas instituições.” Rita Coitinho (Coordenadora do GT).”

“Seja um articulador!

Se você é engajado na área de Educação em Museus e tem interesse em mobilizar sua comunidade, sensibilizando-a a participar das discussões, você pode ser um articulador do PNEM.”

“Já contamos com 22 articuladores de cidades diversas, que estão divulgando e promovendo o PNEM Brasil a fora! Caso queira formalizar essa atribuição, manifeste seu interesse enviando um e-mail para pnem@museus.gov.br”

“Os fóruns de discussão ficarão abertos até 26/03/13. Contamos com a sua participação no Blog do PNEM, bem como com o seu apoio na divulgação dessa iniciativa. Lembre-se, o sucesso de todo processo participativo depende da contribuição de cada um de nós! OPiNEM, vamos construir juntos esse Programa!”

Equipe do Programa Nacional de Educação Museal – PNEM
Coordenação de Museologia Social e Educação – COMUSE
Departamento de Processos Museais – DPMUS | Ibram/MinC

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