Museus, apropriem-se da web como ferramenta de educação

O texto abaixo é o que acabo de postar no fórum “Profissionais de Educação Museal” do Programa Nacional de Educação Museal do Ibram (vide post anterior a este).

O fórum é aberto (desde que você se cadastre e esteja relacionado com a área). Reproduzo o texto abaixo, pois gostaria de ouvir o máximo possível de opiniões a respeito do assunto.

“É muito comum confundir-se “educação via web” com a tecnologia em si. Na verdade, educar por meio da internet requer uma linguagem específica que fica muito além de entregar a cada aluno seu tablet, ou disponibilizar uma visita guiada em 3D no site do museu ou publicar os tão famosos jogos da memória e desenhos para colorir.”

“A internet ainda é muito pouco utilizada como meio efetivo de troca entre o museu e seus diversos atores – visitantes, estudantes etc. – mas pode ser um modo a mais a ser utilizado pelos museus. É imperativo, porém, que a web seja vista como meio, e não como fim; e que a razão de haver um programa educativo na internet tenha sido bem fundamentada num plano que reúna museólogos, educadores e especialistas em comunicação digital.”

“Utilizar a web como ferramenta efetiva de educação é importante, sobretudo, quando atentamos para o fato de que, em uma determinada faixa etária, ela é a linguagem dominante. Usá-la pode ser uma vantagem para o museu, principalmente entre crianças e adolescentes.”

“Esta é – resumidamente – minha opinião sobre o assunto. Gostaria de ouvir o que pensam os colegas.”

 

Crédito da foto na home deste site: “Hack the Future” event at the Tech Museum in San Jose Calif., on August 20, 2011. Photo: Audrey Whitmeyer-Weathers, The Chronicle

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s