“Conhecendo Museus” é oportunidade mal aproveitada na TV

O Ibram/MinC e a TV Escola fizeram uma parceria para produzir os videos da série “Conhecendo Museus”, lançada em maio.

São 52 episódios de 26 minutos, divididos em dois blocos. Cada programa apresenta ao público um museu: Museu do Futebol, Museu Histórico Nacional, Museu de Folclore, Museu de Zoologia da USP, Museu Nacional de Belas-Artes, Museu de Arte de São Paulo, o MAC de Niterói e outros.

A série é exibida pela TV Brasil às terças, às 17h30. A ideia do horário, segundo o presidente da Empresa Brasileira de Comunicação, é atrair os jovens. E é aí que a porca torce o rabo, porque os videos foram feitos naquela conhecida (e batida) linguagem linear e pausada dos videos educativos dos anos… 60?

A ideia de se criar programas sobre museus brasileiros (e disponibilizá-los na internet) é ótima. O problema é que não dá para só pensar em atingir o público mais jovem na hora de escolher o horário em que a série vai passar. A geração que fez 15, 16 anos em 2012 cresceu acostumada a prestar atenção, simultâneamente, em quatro ou cinco coisas diferentes; habituou-se a falar com 300 “amigos” ao mesmo tempo, nas redes sociais, pelo celular; e cresceu assistindo a programas totalmente “surtados” e muito rápidos, gênero “Johnny Bravo”, “O Laboratório de Dexter” e “ICarly”. Para interessar de verdade esse tipo de criatura, a linguagem do programa tem que ser muito mais ágil, divertida e, se possível, irreverente.

É possível assistir a todos os episódios de “Conhecendo Museus” no canal do YouTube. Recomendo ver o teaser, infinitamente mais animado e interessante do que os programas em si.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s